- Manchas no chão
Você precisa observar qual o tipo de mancha que você encontra debaixo do seu veículo. Se for escura, o veículo está com vazamento de óleo. Você precisa fazer a troca de óleo o mais rápido possível. Se a mancha for clara, o carro apresenta vazamento de água do motor, e isso é grave. Falta de água leva ao superaquecimento e, consequentemente, à fundição do motor!
- Ruídos fora do normal
Geralmente os componentes dos veículos não emitem sons. Mas se seu carro está apresentando um barulho diferente é preciso estar atento a algumas situações: ruídos ao pisar no freio, barulhos nos pneus ao fazer curva em baixa velocidade e rangidos ao passar por obstáculos. Tudo isso pode indicar problemas no sistema de direção e nas rodas do carro. É preciso verificar as pastilhas de freio, suspensão, rolamentos e até mesmo a condição dos pneus.
- Volante tremendo ou puxando para um dos lados
Volante tremendo ou puxando para os lados é sinal de que você precisa verificar o alinhamento da direção, balanceamento das rodas e os discos de freios. É necessário fazer uma revisão completa desses componentes para identificar a falha e corrigir o mais rápido possível para evitar acidentes.
- Alto consumo de combustível
Quando um veículo começa a apresentar variações expressivas no consumo de combustível, é preciso ficar alerta, pois o sistema de injeção ou até mesmo o motor podem apresentar algum tipo de falha.
- Fumaça
Um carro que está apresentando um bom funcionamento não produz fumaça. Porém, quando o motorista percebe que existe a emissão de fumaça, ele precisa ficar atento à cor, já que ela indica qual o problema que o veículo está apresentando.
Fumaça branca: esse é um sinal de vapor de água que representa problemas no sistema de arrefecimento, ou seja, do radiador do veículo.
Fumaça preta: acontece quando o sistema de injeção eletrônica está danificado, ou seja, combustível em excesso está sendo injetado no motor.
Fumaça azul: essa precisa de atenção redobrada, já que significa que o óleo está queimando dentro do motor!
- Luzes de advertência
As luzes do painel do carro ascendem quando a chave é virada na ignição, antes de dar a partida no motor. Isso serve para que o motorista veja se elas estão funcionando. Após o motor começar a girar, quase todas as luzes devem se apagar. Se alguma luz de advertência ficar acesa, o primeiro passo é reparar as cores. As luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada, além disso. Se a luz for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor. Em seguida, o veículo deve ser levado para a oficina em um guincho. Luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos.